quinta-feira, setembro 22, 2005

Só o que não se conseguiu abafar (I)

"O principal adversário de Luís Filipe Menezes na corrida à Câmara de Gala, o socialista BÁRBOSÁ RIBEIRO, DIZ QUE Á RENDÁ QUE Á ÁUTÁRQUIÁ COBRA por mês ao FC Porto pelo centro de estágio de Olival é um escândalo: 500 euros. “Pelo dobro do dinheiro, até eu tomava conta daquilo para minha segunda habitação”, ironiza Barbosa Ribeiro, o cabeça-de-lista do PS à Câmara de Gala, atirou-se forte e feio a Luís Filipe Menezes, por causa da renda que a autarquia cobra mensalmente ao FC Porto pelo Centro de Estágio dos “dragões”, no Olival: a módica quantia de 500 euros (100 contos).
Irónico, o vereador e candidato à autarquia liderada há oito anos por Menezes diz que até tem uma solução para duplicar aquela verba para os cofres do município. “Pelo dobro do dinheiro, até eu tomava conta daquilo para minha segunda habitação”, disse Barbosa Ribeiro esta semana ao “T&Q”.
O candidato socialista, ferrenho adepto do FC Porto e amigo de Pinto da Costa, diz que o presidente do seu clube foi o primeiro a saber da sua opinião sobre a renda do centro de estágio. “Não há a menor dúvida de que Pinto da Costa é o melhor dirigente que o clube podia ter.(Passando a mão no pêlo não vá o PC dar-lhe nas orelhas) O aluguer do Centro de Estágio é muito bom para o FC Porto. Os gaienses é que não podem dizer o mesmo”, afirma. E diz mais: “Se há papalvos no poder local, isso não é responsabilidade do FC Porto”.(È caso para perguntar se o negócio fosse com ele a Presidente da Câmara tb seria papalvo ou não?)

Subsídios milionários

O complexo desportivo de Olival, inaugurado em 2002, custou cerca de 16 milhões de euros (3,3 milhões de contos), verba suportada pela Câmara gaiense, que cedeu os direitos de superfície à SAD do FC Porto por um período de 50 anos. “Todos os anos é atribuído ao Centro de Estágio um subsídio milionário. O ano passado foi de 3,5 milhões de euros. Este ano, a verba foi de 1,8 milhões de euros. E até já pagaram este dinheiro em Janeiro, quando a proposta só chegou à Câmara para votação há coisa de dois meses”, afirma Barbosa Ribeiro. O adversário de Menezes sustenta que não sabe se as verbas são bem ou mal utilizadas no centro de treinos. “Não temos acesso às contas. A Câmara e a Fundação PortoGaia, que gere este complexo, não nos fornecem quaisquer documentos sobre isso”, afirma. Barbosa Ribeiro diz que não está contra o apoio camarário ao FC Porto. “Lamento é que as dezenas de colectividades de Caia, entre elas o FC de Gala e o Vilanovense, sejam esquecidas e vivam momentos terríveis”.
O candidato socialista diz que o mais lamentável é que o Centro de Estágio não pode sequer ser visitado pelos habitantes do concelho: “Eu sou autarca e se quiser ir lá fazer uma visita de fiscalização a segurança não me deixa entrar. E de bradar aos céus”. Contactado pelo “T&Q”, o assessor de Menezes, Pedro Fonseca, disse que o autarca pediu recentemente à Procuradoria-Geral da República que emitisse um parecer sobre o Centro de Estágio. “De seis em seis meses são levantadas dúvidas. E, como há dois relatórios contraditórios, da Inspecção Geral de Finanças e da IGAT, o melhor é resolver-se isto de uma vez por todas”, afirmou o assessor de Menezes. "

in Tal e Qual

1 Comments:

At 6:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=175177&idselect=21&idCanal=21&p=94

 

Enviar um comentário

<< Home