terça-feira, junho 21, 2005

Balanço de época técnicos e dirigentes

Tal como fizemos com os jogadores esta análise destina-se a avaliar os dirigentes e técnicos que mais contribuíram e que mais merecerem o título de campeão ao longo da época, bem como aqueles que menos contribuíram ou mereceram (ou que pior comportamento tiveram) ao longo da época.

Os “+” ou a quem o título assenta melhor:

+ + + + Geovanni Trappatoni
O Técnico Italiano provou que foi talhado para vencer. Muito contestado, com o presidente quase a tirar-lhe o tapete, manteve-se firme e convicto. Sempre com o apoio de Veiga. Sabe muito de futebol. O Título assenta-lhe que nem uma luva.

+ + + José Veiga
Apesar de não recolher muitas simpatias (incluindo as minhas). Veiga veio para vencer. Contra tudo e contra todos. Muito contestado apostou forte nesta época. Foi quem mais contribui para que Trappatoni não fosse posto a andar a meio da época. Vieira desmarcou-se dele quando sentiu que o Campeonato podia fugir. Dessa forma Veiga seria o primeiro a cair com o desaire. É justo que seja o primeiro a recolher os louros. Por muito que custe, é o justo.

+ + João Vale e Azevedo
Pode parecer estranho mas o ex-presidente é daqueles que mais mereceu o título. É preciso não esquecer que o título surge em ano de apito dourado e esta investigação foi o factor mais importante na conquista do mesmo, tendo sido Vale um dos primeiros a enfrentar este sistema é justo que seja lembrado nesta data. De certa forma a postura de Vieira e Veiga, principalmente a partir do jogo na Luz com o FCP, foi mais próxima do confronto directo com o sistema e com o FCP, ora esta postura vai de encontro à linha Azevedista. O processo de dinamização do estádio, o optar por treinadores de alto nível e a visão empresarial, são marcas também da era Vale e Azevedo e que estiveram bem presentes esta época. Por ironia, ou talvez não, na época em que houve o kafkiano porcesso de expulsão de Vale, foi o ano em que uma direcção mais governou à Vale e Azevedo.

+ Luís Filipe Vieira
Sendo presidente tem a sua quota parte neste título. No entanto a sua jogada de tirar o tapete a Veiga em caso de derrota, impede-o de colher todos os louros em caso de vitória. Mudou a sua forma de gerir o clube. Assumiu o confronto com Pinto da Costa e o FCP, em ano de apito dourado, esta estratégia “Azevedista” mais do que compensou. Finalmente virou-se para uma estratégia de estádio cheio, ao arrepio do que foi a era Vilarinho.

Em ano de título são mais os “+” que os “-“, mesmo assim houve...

Os “-“ ou quem menos brilhou com este título:

- António Carraça
Tenso sido posto no clube como uma espécie de sombra de Veiga e estando preparado para tirar o tapete a Veiga, até ao último minuto, em caso de derrota na liga, é dos que perde com este título. Terá que mudar de alianças e engolir uns sapos para sobreviver.

- - António Figueiredo (e Manuel Damásio) esta abecenrragem de dirigente desportivo decidiu meter-se no Estoril. Para mal dos pecados dos canarinhos lá rebentou com aquilo, tal como rebentou com o Benfica quando cá esteve. Pior que isso envolveu o Benfica numa série de trapalhadas que só prejudicaram o Glorioso, desde o jogo no Algarve até à contratação de certos cromos estorilistas. Enfim, faria um grande favor aos adeptos do Benfica e do futebol se desaparecesse de vez destas actividades. Talvez falissem menos clubes.

- - - Manuel Vilarinho
A sua presidência fica marcada pelos piores resultados de sempre da história do clube em 3 anos obteve: um 6º lugar, um 4º e um 2º e conseguiu estar dois anos sem ir ás competições europeias, de caminho destruiu quase tudo nas modalidades amadoras. Com o sucesso da direcção de Vieira fica ainda mais a nu a boçal incompetência de Vilarinho, que foi desde ter trocado Mourinho por Toni até ter ido comprar Roger por um balúrdio e dispensar craques como VanHoijdoonk ou Poborsky. Mas a própria linha de alianças de Vilarinho (andou por todo o lado a dar Vivas ao FCP e a bajular Pinto da Costa) foi posta em causa. Veiga e Vieira foram pelo combate, e foi por isso que ganharam e Vilarinho perdeu. A linha de Vilarinho: estádio vazio; treinadores low profile e amigalhaços; bajulação ao FCP; craques caríssimos; não enfrentar o sistema. Foi em tudo o oposto da linha da direcção deste ano. Ora, como a direcção venceu, Vilarinho é o maior derrotado.

11 Comments:

At 11:57 da tarde, Blogger zorg said...

De acordo com quase tudo, mesmo com os "++" a José Veiga. Fui contra a sua entrada e não me chateava que saísse, mas é inegável o seu mérito neste título.

 
At 7:59 da manhã, Anonymous Anónimo said...

++++ APAF,como obreiro e maior interveniente na conquista deste "NEGRO" titulo.

+++ CD da Liga, cirurgico nos castigos aplicados utilisando a tecnica dos 'SUMARISSIMOS" de forma eximia.

++ Leal Cunha, o homem da retaguarda, manobrando na sombra os peoes necessarios.

+ "A Bola" sempre fiel na imagem do clube, "branqueando" situacoes quando necessario, dando "enfase" ao essencial para o clube.

 
At 9:25 da manhã, Blogger Pedro said...

Não caro anónimo os "+++++++" têm q ir para Policia Judiciária por ter tido a coragem de investigar a podridão da arbitragem levada a cabo pelo maior trafulhas do futebol portugues : Pinto da Costa.
Investigação aos arbitros=SLB CAMPEÃO!!!

Está tudo dito!!!

 
At 9:53 da manhã, Blogger AT1971 said...

Zorg,
É mesmo isso. Nunca gramaei o veiga. Masele teve tomates. Veja-se o caso diego.
O que mais gostei no veiga foi a reacção pós SLB-vs clube regional. Via-se pela maneira de falar dele que lhe estava com "ganas". Isso foi fundamenta. Tal como a atitude do Nuno Gomes naquela sala de imprensa foi excelente. Não me esqueço desse gesto do Nuno e isso serve-me até para desculpar algumas exibições dele menos conseguidas.

 
At 9:55 da manhã, Blogger AT1971 said...

anónimo,

Só avaliei dirigentes e técnicos.
Se fosse para elementos exteriores ai tinha que por os mais +++++ no apito dourado e os ----- nos olegários paulos e rui costas de apito em riste que tanto gamaram o SLB.
Quanto ao CD da liga e as penas incrivelmente brandas que aplicou ao mcSoco e outros jogadores do clube regional, só prejudicou o desporto, pois deveria ter aplicado penas mais severas.

 
At 12:29 da tarde, Anonymous Anónimo said...

é o tipico tuga mesmo..


passa a vida a dizer mal, que os q lá estao só farao merda..
dps as coisas correm bem ,é facil:
"ah e tal mas foi por causa disto e aquilo senao n ias lá.....eu no fundo tinha dito isso , que se isto mais isto acontecesse as coisas iam no caminho certo"


claro...
todos sabemos quem é que tinha a razao!

 
At 3:02 da tarde, Blogger AT1971 said...

ó anónnimo, não percebi bem, quais são os +++ e os --- que não concordas?

 
At 7:31 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O Poborsky saiu no tempo de Vale e Azevedo, ainda com o Hupp Heynces no banco...

 
At 8:14 da tarde, Blogger JoaoLynch said...

Vale e Azevedo ?
o quase coveiro do Benfica ?
o arranque decisivo para o título deu-se qdo esse "Sr" foi expulso do Benfica.

 
At 10:20 da tarde, Blogger AT1971 said...

Glorioso Adepto,

O poborsky sai com o vilarinho. Com o toni no banco. Sai no mercado de inverno logo a seguir às eleições.

 
At 10:24 da tarde, Blogger AT1971 said...

Lynch,

Vale e Azevedo ainda não foi expulso. Está em vias de o ser, mas a decisão ainda não se consumou. Será em breve.

No entanto a caminhada para o titulo, a meu ver, surge quando o apito dourado aparece. Não tenho duvidas que sem o apito doirado os 3 pontos com q~ue acabamos de vantagem n tinham existido.

Vale e Azevedo sempre apostou no apito dourado. Foi é com 6 anos de avanço.

 

Enviar um comentário

<< Home