sexta-feira, julho 01, 2005

TV Benfica

Tem animado este defeso a grande notícia. O Benfica vai lançar uma televisão!
É uma excelente ideia, apesar de não ser nova
.

O reposicionamento estratégico do Benfica face aos média é essencial. Nesse contexto o meio audiovisual, ou seja a TV, é o mais importante em termos económicos.

O pior que aconteceu ao Benfica e ao futebol português em geral, mas especialmente ao Benfica, foi ver-se enclausurado num beco contratual pela olivedesportos (ainda por cima com algumas ilegalidades referentes aos contratos iniciais).

Essa desgraça é uma das principais causas do marasmo financeiro do clube e da facilidade com que o fc Porto recebeu dinheiro que não lhe deveria ter pertencido.

Esses contratos lesivos do Benfica, além de representarem uma visão tacanha daquilo que o SLB vale nos média, configuram aquilo a que os economistas chamam uma "subsidiação cruzada".

E o que é uma subsidiação cruzada?
Em termos simplificados, é algo que acontece em mercados oligopolistas ou monopolistas onde um agente económico com poder de mercado tem a capacidade de discriminar nos pagamentos a um segmento de clientes para financiar outro segmento. Por exemplo, se um monopolista tem só dois clientes e tem poder de mercado, pode cobrar uma margem mais alta para o cliente A e com isso fazer preços sem margem (ou até abaixo da margem) para o cliente B. Desta forma, mantém-se inalterado o lucro do monopolista, e o cliente A subsidia o cliente B.
Do lado da oferta é mutatis mutandis, ou seja, um monopsonista (monopólio do lado de quem compra) pode ter esta prática discriminando nas compras. Assim pode pagar ao fornecedor A um preço unitário abaixo do valor de mercado, e ao fornecedor B paga um preço unitário inflacionado superior ao que vale o bem ou serviço. Desta forma o monopsonista ou oligopsonista, pode manter o seu lucro ao mesmo tempo que prejudica um agente económico em desfavor do outro. Neste exemplo o fornecedor A subsidia o fornecedor B.

Estas práticas de subsidiação cruzada são falhas de mercado. Só subsistem em mercados imperfeitos e mal regulados. Nomeadamente em situações de oligopólios. A discriminação pode ter duas origens, uma puramente económica em que a elasticidade preço da oferta ou da procura é utilizada como factor discriminador, são os chamados preços de Ramsey, em que o agente com maior elasticidade reage mais ao preço e assim tende a incutir no monopolista preços mais favoráveis podendo ser subsidiado pelos outros com menor elasticidade. A outra origem é existirem interesses externos ao mercado, como favorecimentos, participações e outras ligações menos claras. Este último é o caso do futebol e da televisão.

Quer isto dizer que na prática os contratos com a olivedesportos são uma forma de indirectamente o Benfica financiar o fc Porto. Ou seja o que os contratos pagam pelos direitos do Benfica está abaixo do seu valor de mercado, e os que pagam pelos do fc Porto está acima do seu valor de mercado. Assim com este enquadramento o Benfica acaba por indirectamente estar a financiar o fc Porto, com quem ainda por cima compete em termos desportivos!

Repare-se no seguinte exemplo. Imagine-se que a olivedesportos paga 100 mil euros por um jogo do SLB e os mesmos 100 mil por um do fcp. Ora se considerarmos que o impacte mediático do SLB é muito superior ao do fcp, vemos que há uma clara subsidiação cruzada. Ou seja se um jogo tem 10 minutos de publicidade e cada minuto de publicidade num jogo do SLB vale 5 mil euros e num jogo do fcp vale 4 mil, vemos claramente que o mercado valoriza um jogo do SLB em cerca de 25% acima do do fcp. Seguindo essa lógica a olivedesportos deveria pagar 111 mil euros ao SLB e cerca de 89 mil ao fcp. Neste exemplo o SLB estaria a financiar o fcp em cerca de 11 mil euros por cada jogo vendido ao abrigo do contrato.

Isto é só um exemplo, porque na prática a subsidiação cruzada é superior!

Urge acabar com esta situação que vem estruturalmente favorecendo esse clube e prejudicando o Benfica. Dai a notícia de um canal tv ser musica para os ouvidos dos Benfiquistas e pode ser a porta para sair desta clausura agoniante onde nos encontramos.

14 Comments:

At 1:08 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Este post está simplesmente excelente...
Isto é mais uma das várias faces do dito sistema...

 
At 3:11 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Este post está simplesmente ridiculo.

 
At 3:29 da tarde, Blogger AT1971 said...

Falta dizer que o exemplo numérico é demasiado optimista em relação ao que realmente se passa...Nomedamente que o SLB pelo mesmo jogo não só não recebe mais, como ainda recebe menos.

Sair deste colete de forças é imperativo para o sucesso do Benfica.

 
At 3:31 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Estes teoricos sao uns neuroticos.
Por isso Portugal tem a economia de rastos, com economistas como este, expomo-nos ao ridiculo.

 
At 6:18 da tarde, Blogger antitripa said...

É extraordinário que quando o Benfica se levanta nada naquelas mentes confusas de estrumfalhada azul bate certo.....SOMOS GRANDES DEMAIS PARA UM PAÍS COM MENTES TÃO BAIXAS!!!
SOMOS CAMPEÕES, e isso é que bate

 
At 10:47 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Então quer dizer que o benfica estave sentado, MAs olhe que isto e uma ideia de JVA.

Alias, JVA tinha ideias que se lhe dessem tempo, tinha construido uma parque da Disney no actual estadio e fazia um estadio novo no Luxemburgo

 
At 6:25 da manhã, Anonymous Anónimo said...

vamos lá a adivinhar quem vai ser o principal parceiro do benfica no futuro canal... pois!

 
At 11:40 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Ora, ora, o novo parceiro, vai ser esse grande craque da multimedia da palhaçada. O JVA caralho.

Sim, compra os holofotes, mas depois não paga depois vendendo logo a seguir, á multimedia das Caríbas.

Força JVA, fode os gajos

 
At 11:43 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Sim, compra os holofotes, mas depois não paga, vendendo logo a seguir, á multimedia das Caraíbas.

Força JVA, fode os gajos

Assim é que esta bem caralho, estes gajos são de compreenção lenta, trabalham a gasoleo agricula

 
At 12:41 da tarde, Blogger antitripa said...

agricula???deve ser mais barato que o agrícOla....pois faz funcionar mal a cabeça da tripalhada....

 
At 12:02 da tarde, Blogger AT1971 said...

anónimos em barda,

Este tema não tem que ver com o JVA directamente. Apesar de ele ter tido o mérito de ter tido uma visão estratégica mais avançada.

Trata-se do futuro sem olivedesportos, o unico futuro risonho para o clube.

 
At 7:30 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Em referência a JVA esta só podia ser tua:"Apesar de ele ter tido o mérito de ter tido uma visão estratégica mais avançada."
Claro quer teve uma visão avançada: Roubou tudo o que era de roubar e deixou o clube na merda e às portas da morte!
Quando é que deixas de ser mercenário?

 
At 10:14 da manhã, Blogger AT1971 said...

anónimo,

sabias que JVA deixou um passivo fiscal menor do que o que encontrou?

Savias que JVA deixa uma passivo global de 15 ME e que agora já ultrapassa os 70?

Sabias que deixou o clube com mais m2 de terreno do que quando entrou?

Sabias que nunca foi condenado a devolver fosse o que fosse ao clube?

Sabias que foi absolvido no caso euroárea?

Sabias que no caso othchminicov foi acusado de agir de forma irregular mas que não foi dado com se tivesse ficado com o dinheiro?

Sabias que o Benfica já reconheceu que lhe deve dinheiro, muito, e já lhe tentou pagar com jogadores?

não sabias, pois não, és um ignorante.

 
At 6:22 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Não me faças rir, ó farsante.O ladrão foi um santo com direito a velório e tudo.Se calhar foi por isso que esteve na pildra e em breve vai lá parar de novo. Os processos por vigarice são mais que as mães...ahahahahahaah!
És ignorante elevado ao infinito. E mercenário também!

 

Enviar um comentário

<< Home