segunda-feira, março 27, 2006

António “manipulador” da Costa

nojento
António Costa é um manipulador. É mau árbitro. É parcial, agradador, cínico e aguadeiro do sistema.
Ontem, em Coimbra, o fcp foi buscar mais 3 pontos. Na minha opinião, esses 3 pontos saíram da “quota” anual que António Costa tem na pontuação do clube do outro arguido Costa.
Durante todo o jogo, António costa tem de tomar mais de 120 decisões. Isto inclui a avaliação em cada 3 minutos de duas situações de jogo que podem ou não dar direito a uma interrupção.
nojento
Ou seja, em média, um árbitro em cada minuto de jogo toma uma ou duas decisões. Essas decisões incluem, lançamentos, cantos, pontapés de baliza, amarelos, vermelhos, penalties, faltas, foras de jogo e os lances que simplesmente não são nada e que a decisão correcta é nada assinalar.
Destas 120 a 150 decisões que, repito, incluem os lances em que não se deve apitar, há uma percentagem que corresponde ao erro normal de avaliação. Eu diria 5%. Ou seja, é normal que 6 ou 7 decisões saiam erradas. Destas, estatisticamente, se o árbitro for imparcial, as leis das probabilidades dizem que 3 serão a favor de um clube e outras 3 a favor do outro. É o erro normal, aceitável e expectável.
António Costa e companhia sabem bem isso.
Como é que árbitros como António Costa viciam o jogo e se safam com isso sem serem notados?
É fácil. Basta lidar com os números. Confiar na estatística e, principalmente, ter a noção de que a realidade é dinâmica e que, por vezes, um “empurrãozinho” na hora certa, ao jogador certo, faz mais do que vermelhos e amarelos “à bruta” e em altura de desespero.
Assim, árbitros como o António Costa de Setúbal (esse paraíso fornecedor de árbitros amigos do fcp) conseguem condicionar totalmente o jogo utilizando unicamente a margem de erro natural que lhes é consignada por esses 5%.
Se for mesmo necessãrio garantir alguma coisa, basta transformar esses 5% em 10% para termos cerca de 12 a 15 decisões (que incluem não decisões) de margem para o árbitro. Isto pode ser facilmente adoptado sem que se diga mais do que isto:
- o árbitro tem um critério largo;
- o árbitro gosta de deixar jogar ;
- o árbitro é muito rigoroso;
- o árbitro está a sentir o pulso ao jogo;
- o árbitro está a proteger o espectáculo;

Há mais à escolha. Mas, regra geral, uma ou mais destas frases pode ser usada para, candidamente, dar largueza a um árbitro sob encomenda. Que simplesmente move a sua margem de erro de 5% para 10% e com isso, manipula, totalmente, um jogo.
É que, 15 decisões, são uma decisão de 5 em 5 minutos e se, concentradas em meia hora de jogo, podem ser fatais.
nojento
António Costa, como se viu em Coimbra é perito nisso. O sistema sabe bem, dai ser um dos eleitos e preferidos do núcleo duro do sub-mundo futebolístico.
Não é daqueles brutamontes, paus para toda a obra, como Paulo Costa, Duarte Gomes ou Olegário, que agem à força, invalidando golos, inventando penalties e fabricando vermelhos. Não! António Costa age de outra forma. Joga com a estatística.
Assim, de uma margem natural de 6 decisões erradas que dão 3 para cada lado, ele salta para 12 a 15 decisões erradas que, obviamente, não são repartidas por ambas as partes. Antes pelo contrário. Vão sempre, mas sempre (!), no sentido que mais convém ao fcp.
Convém lembrar, um dos episódios mais rocambolescos da arbitragem em Portugal. No auge do período, que é objecto de análise na acusação, daquilo que hoje se conhece como “processo apito dourado”, António Costa, foi ao estádio da Luz cometer um conjunto impressionante de habilidades, usando com mestria a sua margem de 12 a 15 decisões erradas, para dar ao fcp um imerecido e injusto triunfo por 0-1. Até aqui nada de anormal, muitos outros fizeram igual ou pior. A grande novidade, foi que o parcial e agradador António Costa apareceu, na sala de imprensa, a dar um dantesco espectáculo de branqueamento, que era só, afinal, o ultimo acto do que se tinha iniciado em campo.

Ontem, em Coimbra, António Costa, poderia perfeitamente ter dado uma conferência de imprensa. Utilizou, com a mestria do costume, as suas 12 a 15 decisões erradas e parciais que bastaram para apagar por completo as hipóteses que a Académica tinha nesse jogo, garantindo 3 pontos para o fcp.
Fê-lo com profissionalismo e competência. Usou o seu poder discricionário, apenas na medida em que foi necessário, nem mais um apito. Apenas o quanto baste.
Nem foi preciso chegar aos 10% do limiar de manipulação não detectável.
Este Costa é, utilizando a expressão de Sir Alex Fergusson, o empregado de balcão do supermercado onde o outro costa, o arguido mor, compra os seus campeonatos.
nojento

16 Comments:

At 12:51 da tarde, Anonymous Anónimo said...

LOL

 
At 3:26 da tarde, Blogger AT1971 said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 3:28 da tarde, Blogger AT1971 said...

Pedro Besssa,
O facto do jogo ser sem casos é o ponto deste post. António Costa é especialista nisso. Basta leres com atenção como é que um antónio costa pode ser mais eficaz, com menos capital de queixa do que, por exemplo, o Olarápio que rouba de forma abrutalhada.

Quanto ao penaltie do petit (LOL!), ele só existirá caso a nova lei do antibenfiquismo passe.
Diz essa lei: -aos jogadores do benfica é proibido saltarem para tentar cabecear a bola. Caso cometam tão vil acto será marcada falta mesmo que ninguém toque na bola.

No lance em questão, a haver falta, ela será sempre do Delibasic.

 
At 3:38 da tarde, Anonymous Anónimo said...

fdx... tanto trabalho tanto tempo inutil... és concerteza um grande desperdicio para a sociedade... tu e o teu blog, porque de facto escreves tanta bosta que poderias por no titulo "Quero uma Cagadeira"

 
At 4:27 da tarde, Blogger moondog said...

grande texto caro at1971, grande texto.

se eu nao tivesse visto o jogo, acreditaria por certo naquilo que se diz por aí, vitoria justa do fc gaia, etc, etc, etc.
já cheguei até a ler algures que o arbitro até tentou "lixar o fcp", que permitiu o antijogo à academica, que nao assinalou faltas aos defesas da academica, etc, etc, etc..

isto claro, até me poderia levar a acreditar se nao tivesse visto o jogo.
mas vi.
e vi mais uma vez, a arbitragem habilidosa de mais um costa, exactamente a fazer o contrario do que os andrades querem fazer crer: qualquer encosto às meninas de gaia, elas caiam e era de pronto marcada falta contra a equipa de coimbra.
ao invés, quando a academica saia para o ataque, havia encostos, empurroes, e ceifadelas à entrada da area. e tudo foi passando com o snr. costa a abrir os braços a mandar jogar...

e assim se faz mais uma vitoria para o fc gaia.
claro que, para o parvalhao do presidente da briosa, desta vez já nao há lugar a dizer disparates e a repetir até à exaustao que "tem direito à estupidez".
pq senao o xôr nuno chateia-se e as arbitragens ficam ainda piores até final do campeonato...

siga para karaoke

(curioso como certos dejectos vêm aqui "cuspir" e dizer que és inutil para a sociedade, caro at1971.. mas eles vêm sempre cá ler o que tu tens para dizer ehehe continua pq lhes causas urticaria ;)

 
At 7:36 da tarde, Blogger Pedro F. Ferreira said...

Desta vez, não podes faltar:


http://as2x3.blogspot.com/2006/03/iii-jantar-de-bloguiquistas.html

um abraço.

 
At 9:56 da tarde, Anonymous Anónimo said...

tanta azia nossa senhora...
do mais ridiculo q ja vi...

 
At 11:42 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Fala do Paraty. Nao te diz nada, Helio Santos, Bruno Paixao, Lucilio Baptista, Joao Ferreira, entre tantos podes escolher.
Ja agora porque sera que o Benfica em todos os jogos tem de jogar contra dez. Esta estudado que e a unica maneira de nao perder?

 
At 12:32 da tarde, Blogger AT1971 said...

Pedro Bessa, o objectivo deste post é essencialemte chamar a atenção para estas nuances.
Ou seja o Olegário ajavardou, como sempre, no entanto se me derem a esclher um árbitro para um fcp benfica prefiro 100 vezes o olegário um antónio costa pelas razões que enuncio.
(mesmo assim o pior de todos é o Paulo Costa!)

ps: quanto ao lance do petit penso que estás a cair no ridículo ao julgar a existência de faltas pela forma como os jogadores trocam olhares. O olhar, seja de Mona Lisa, ou de goraz assustado ainda não faz parte das leis do jogo. Ainda me lembro de dizerem que um dos melhores jogadores do mundo de todos os tempos tinha "olhos na nuca".

 
At 12:33 da tarde, Blogger AT1971 said...

Caro antitripa,

Quem já anda nisto com atneçõa desde à 25 anos já aprendeu a topar estes malabaribos e truques.

Um abraço

 
At 4:06 da tarde, Blogger AT1971 said...

LOL!
Troca de olhares entre jogadores e a bola... Julagar uma falta por isso é bizarro...Essa acho que nem o antónio costa ainda se lembrou...

 
At 10:58 da tarde, Blogger AT1971 said...

Parede?

"...como podes considerar que o Petit tenta jogar a bola se nem para a bola olhou!?"

"... Andas a ler a mais...
Falei em olhar para a bola para a poder disputar."

-----------------------
Já bebi dois copos de água. Se fosse de vinho "magos" ou de "espumante" estaria numa casa de putedo, quem sabe se a conviver com arguidos do apito dourado...
Mas parede...

 
At 4:01 da tarde, Anonymous Anónimo said...

dizem que rennie faz muito bem à azia

 
At 12:50 da manhã, Anonymous Anónimo said...

LLLLLLOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLL Isto faz me rir... Como nao têm por onde pegar ja k n houve casos em coimbra vamos de contar aki uma bela historia sobre o arbitro... ai tristeza...a tua azia ta em grande! vou guardar este blog nos favoritos k no fim do campeonato venho ca ver se a tua azia ja ta melhor e ja agora li la para baixo n sei ke do saltar e tal do petit... Fdx tao mas o gaijo k disse isso ta concerteza burro da cabeça! Ha tu kuando jogas futebol(se é k jogas) saltas contra os outros sem olhar pa bola? Epah, eras gajo pa fazer isso contra uma parede, de preferencia com a cabeça! Tristeza... Vai mas é ver as imagens outra vex!

 
At 8:13 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Que vergonha este comentário sobre o árbitro António Costa, grande injustiça que fazes sobre a sua arbitragem, como todos vimos foi uma arbitragem de excelente qualidade sem casos como disse o mister, tem vergonha na cara pá, havias de pedir desculpas do que escreves-te.Merda como t´deviam desaparecer do mapa.

 
At 8:25 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Cool blog, interesting information... Keep it UP Eon free phentermine shipping Prayer chair and antique http://www.valtrex-price.info/Concerta.html Elm city mitsubishi Drug interaction tramadol Business card airplane Free payday loans i hour faxless side effects of adderal concerta ritalin coming off prozac Lasik+eye+surgery+in+macau cheap but nice wedding dresses concerta 40 mg biker bikini

 

Enviar um comentário

<< Home