quinta-feira, agosto 17, 2006

Pagamentos da máfia por serviços prestados

Tais como cães domesticados, os aguadeiros ao serviço da máfia que domina o futebol em Portugal são remunerados pelo dono na sequência da prestação de serviços e favores.
No caso da última época a subserviência do Belenenses de couceiro, que se deitou de forma descarada ao FCP nos dois jogos realizados, é bem evidente.

con

Note-se que o já famoso "caso Pedro Mendes" passou despercebido na generalidade dos órgãos de comunicação social da altura.

Estes favores prestam-se, essencialmente, a dois níveis. O primeiro, dentro do campo, não fazendo alinhar alguns jogadores e alinhando outros ou dando "instruções específicas” a um ou outro mais controlável. O segundo, fora de campo, especialmente nas análises aos árbitros, que já estão previamente encomendados, passando os treinadores a não acentuar os erros dos árbitros contra a sua equipe e de preferência a elogiar o adversário.

Para José Couceiro a paga do servicinho é óbvia e bem generosa. Foi ser o treinador da selecção de esperanças e de sub-21. Grande "tacho", grande emprego. Poder-se-ia questionar afinal o que é que Couceiro tem no curriculum que o leve a ser nomeado para um cargo destes? Ninguém questiona. A imprensa, quase toda ela, está dominada pelo circuito "oliveiresco" ou adormecida com acordos tácitos.
Couceiro enquanto treinador nunca teve uma época digna de realce. Nada fez que outros não tenham feito no Alverca ou Setúbal. Não teve sucesso nenhum no Belenenses, ganhando a despromoção.

con

É caso para perguntar o "Prémio" por conseguir despromover um "histórico" como o Belenenses é ser elevado a Seleccionado Nacional de sub-21? Que meritocracia é esta?

Torna-se evidente, que Couceiro fracassou, em termos de resultados em todos os projectos em que esteve como treinador. Até no FCP, de onde foi corrido.
Por isso, é também evidente que a sua subida a tal posto de prestígio nacional não pode ser substanciada no seu curriculum de técnico de futebol.
Assim, Couceiro só pode ter sido escolhido por ter agradado às pessoas que mandam no futebol em Portugal, a maioria delas arguidos do processo apito dourado.

O comportamento de Couceiro e da equipa de Couceiro nos jogos como FC Porto na ultima época, em contraste com o comportamento com o Benfica ou mesmo o Sporting, são um desses "agrados" que couceiro exibiu perante quem tem o poder nos meandros mafiosos do desporto e foi isso que lhe garantiu o lugar.

Como "animal amestrado" Couceiro foi aprovado, com distinção.

O mesmo se passa com o Belenenses, sempre ultra agressivo contra o Benfica com o FCP abre sistematicamente "as pernas" e torna-se mole e doce. A paga? Basta ver o que aconteceu ao Gil Vicente!

Tal como este blog alertou...

O Belenenses, liderado por Couceiro, não teve mérito desportivo para se manter na primeira liga, através de manobras administrativas, o aparelho mafioso que superintende o futebol arranjou maneira de contrariar esse facto e sustentar a presença do clube, artificialmente, na primeira liga.

Motivo: os desgraçados do Gil Vicente recorreram a um tribunal civil. E não há nada que um grupo de mafiosos deteste mais do que a tentativa de ver justiça independente ser feita.

Ou seja, podem existir árbitros comprados (como se pode saber pelas escutas do apito dourado), resultados combinados ( a não utilização de Maciel contra os regulamentos não equivale a um resultado combinado?) e uma verdade desportiva completamente deturpada, que isso não é grave. Não se faz nada. Mas se alguém recorre a um tribunal...ai sim!... a coisa é grave e dá despromoção. Nem a própria camorra napolitana tem regras tão intrinsecamente mafiosas como estas.