quinta-feira, setembro 29, 2005

Prefiro

Prefiro levar 7 fora, em casa de uma equipa Espanhola que lidera a Liga, do que...3 em casa frente a uns desgraçados dos suburbios de Bratislava.

É um dos maiores desastres do futebol português, uma vergonha!

terça-feira, setembro 27, 2005

Não sabia disto:



PS: Esta semana a o plantel declinou o convite para estar presente na cerimónia de apresentação da Sinfonia Benfica, composta pelo Maestro Vitorino de Almeida. Simão Sabrosa disse a Luís Filipe Vieira que a equipa não podia estar presente num evento em que a personagem principal era um Maestro que disse que convocar Carlitos para Alvalade era semelhante a convidar o Quim Barreiros para tocar numa orquestra. Excelente atitude! Gabo em saber que a blindagem e união de balneário impostas por Camacho ainda sobrevivem 2 anos depois.

in Papoilas Saltitantes

O meu aplauso para o Simão e para o plantel é uma atitude que demonstra fibra e união. O caso tem sido abafado, não sei porquê. Para mim isto era de divulgar pelos Benfiquistas. Assim é que se tratam os papagaios, tanto os profissionais como os amadores.

A atitude tem uma classificação: Dignidade!

quinta-feira, setembro 22, 2005

Só o que não se conseguiu abafar (III)

Comentários aos dois posts anteriores:

1
"E eu sempre pensar que o centro de estágio era do campeão da taça Toyota Afinal andam a estagiar num centro pago pelos contribuintes. Os 500 euros é para pagar o quê?"
-----------------------------------------------------
2

«“Não há a menor dúvida de que Pinto da Costa é o melhor dirigente que o clube podia ter.(Passando a mão no pêlo não vá o PC dar-lhe nas orelhas) O aluguer do Centro de Estágio é muito bom para o FC Porto. Os gaienses é que não podem dizer o mesmo”, afirma. E diz mais: “Se há papalvos no poder local, isso não é responsabilidade do FC Porto” »
--------------------------------------------------------------------------
3

Isto dá vontade de rir e é uma história mal contada. Só o facto de estarmos em campanha eleitoral pode "justificar" que este assunto só agora seja trazido por este Barbosa Ribeiro para falar da renda e nem piar de outros assuntos ligados ao centro e que são de milhões. Como se sabe, o Centro de Estágio do FCPorto chama-se oficialmente Centro de Estágio do Olival-Crestuma e foi construído teoricamente pela Câmara de Gaia para escolas, formação desportiva de jovens e clubes desportivos da região. Os valores gastos atingiram os milhões de contos conhecidos. Além disso, o local escolhido para a construção deste centro, foi um local que a Câmara de Gaia considera reserva ecológica. Ora logo que se soube da escolha deste terreno e até ao presente, a especulação imobiliária procurou e procura construir vários negócios imobiliários, desde um hotel e conjuntos de moradias de luxo, etc, Ora aqui é que torce a porca o rabo, porque são milhões que estão em jogo. É que o sr. Barbosa Ribeiro (8 anos como vereador governante mais 8 anos como vereador de oposição) e o PS assim como o PSD/Menezes se têm vindo a “atrasar” na legalização da reserva ecológica a nível nacional, deixando que continue a ser apenas um assunto definido camaráriamente. Quando a CMG/Menezes resolveu entregar o centro ao FCPorto, criou uma fundação SAD FCP-CMG que passou a gerir aquele centro exclusivamente para o FCPorto, como o é até ao presente com uma renda simbólica para a SAD pagar. Mas até já me informaram que essa fundação já terá desaparecido oficialmente. A Inspecção-geral de Finanças considerou o contrato da CMG com a SAD portista altamente gravoso para a CMG. Mas a utilização exclusiva por parte do FCPorto e a renda simbólica agora denunciada por Barbosa Ribeiro, é por si bem conhecida desde que os portistas ocuparam o centro, pelo facto de estar bem dentro de todos estes assuntos da CMG, porque é vereador há 16 anos. Porquê só agora este berreiro? Claro, estamos em eleições. Mas sobre a ilegalidade do FCPorto ocupar exclusivamente o centro de estágio, que fazem ou vão fazer as duas forças partidárias maiores da CMG depois das eleições autárquicas? E sobre a publicação oficial a nível nacional da reserva ecológica da CMG? Sobre isso....nada.

Só o que não se conseguiu abafar (II)

" Menezes à campeão

Para «oferecer» ao FC Porto o seu Centro de Estágio, a Câmara de Gaia gastou mais de 16 milhões de euros e endividou-se até 2011. Resultado de uma investigação das Finanças já enviada para o Ministério Público

Miguel Carvalho / VISÃO nº 604 30 Set. 2004

Luís Filipe Menezes bem merece um «dragão de ouro».
Enquanto presidente da Câmara de Gaia, entregou ao FC Porto uma das mais valiosas prendas que o clube recebeu, nos últimos anos, o Centro de Estágio do Olival. Os custos couberam apenas ao município: mais de 16 milhões de euros (quase 3,3 milhões de contos) de dinheiros públicos. Os «dragões» receberam ainda, e à borla, os direitos de superfície por 50 anos e apenas liquidam uma renda mensal pouco superior a 500 euros (100 contos). Se um dia se fartarem, vão à sua vida, sem qualquer compensação para a edilidade. A autarquia, essa, ficaria com um elefante branco, cuja gestão ela própria reconhece não ser capaz de assegurar: «Seria desastrosa do ponto de vista dos recursos públicos», admite o executivo camarário, num documento da sua lavra.
Estas são, em resumo, as principais conclusões de um extenso relatório de uma auditoria da Inspecção-Geral de Finanças à Câmara de Gaia, a que a VISÃO teve acesso. O documento definitivo, recebido em Maio último no gabinete de Menezes, visa, sobretudo, a gestão da parceria entre o município e o FC Porto, SAD. As irregularidades e ilegalidades detectadas pelos inspectores dão pano para mangas e revelam uma calamitosa gestão pública, motivo pelo qual o relatório foi enviado para o Ministério Público.
Olé, Porto, olé!
Tudo começou em 1999.
Desde logo, as fundações Portogaia e Gaia Cidade d´Ouro através das quais se canalizaram verbas para a construção do empreendimento, não deveriam sequer ter existido, por não terem cabimento legal.
Nesse capítulo, o papel do Ministério da Administração Interna foi decisivo e, no mínimo, incompreensível. O MAI considerou que a Portogaia – da qual a FC Porto, SAD detinha a maioria – tinha património suficiente para os fins propostos, apesar do seu financiamento «certo e regular» ser proveniente da Fundação Gaia Cidade d´Ouro , a qual não tinha personalidade jurídica e cujo reconhecimento viria a ser chumbado, mais tarde, pelo próprio ministério.
À época, o titular da pasta era Fernando Gomes, ex-presidente da Câmara do Porto, um dos notáveis da família portista . É do seu ministério que saem as decisões feridas de ilegalidade, de acordo com o relatório. Mas já não é do seu tempo o «chumbo» da fundação mais problemática. Esse surge apenas em finais de 2002. Já depois de fundação ter sido declarada... extinta (ver caixa).
«A vida que fervilha à volta do quotidiano do FC Porto» foi um dos argumentos invocados por Menezes para justificar o investimento. Estudos técnicos sobre o impacte do Centro de Estágio, não houve . «De qualquer espécie», sublinha-se.
A IGF entende que sairia mais em conta a escolha de um clube de Gaia para a parceria. Mas a autarquia escudou-se na experiência do FC Porto para justificar a escolha.
Tudo pelo dragão
O Centro de Estágio consumiu mais de 16 milhões de euros de dinheiros públicos, entre terrenos e obras.
A IGF descobriu, entre outras coisas, que o avaliador dos terrenos não tinha estatuto para o fazer, incorrendo em responsabilidade criminal. E que não se justificava o interesse público ao abrigo do qual se efectuaram as expropriações urgentes. Como se não bastasse, a garantia do empréstimo contraído pela Portogaia foram os próprios terrenos cedidos ao clube. Outra ilegalidade.
As próprias obras foram adjudicadas sem concurso público. De resto, a autarquia, apesar de representada na fundação, «prescindiu da capacidade de influenciar decisões importantes».
Em todo o processo, o interesse público foi subordinado aos interesses do FC Porto. «Todos os riscos financeiros ficaram do lado público, especialmente o risco de expropriações, o risco de construção e o risco financeiro», lê-se. Mas os lucros da exploração do Centro de Estágio, se os houver, serão sempre para os cofres das Antas.
A Câmara não criou sequer uma estrutura de acompanhamento e controlo da parceria com o FC Porto, SAD. Ou seja, aparentemente nunca se preocupou em fiscalizar a aplicação de dinheiros públicos.
Nem mesmo as contrapartidas sociais, escolares e desportivas para os cidadãos de Gaia estão garantidas. Os interesses da população são defendidos «na medida do possível» e se não colidirem com as prioridades do FC Porto. Nem o protocolo assinado já em 2003 compensa isso. Para IGF, «outros parceiros garantiriam uma maior fruição do equipamento pela população escolar, pelos mais jovens e pelos estratos socialmente mais carenciados».
Este processo configura, pois, «um inequívoco apoio a um clube desportivo». E os «dragões» até podem, já amanhã, deixar o espaço, sem que a autarquia seja ressarcida.
Contraditório e críticas
Menezes, no contraditório enviado à IGF, contesta a maior parte dos argumentos do relatório, alegando haver erros grosseiros, contradições e omissões. O município, defende-se, «tem pautado a sua conduta com observância e pleno respeito pelas regras e princípios orientadores da eficaz e eficiente gestão pública». O autarca considera que a utilização do Centro de Estágio pelo FC Porto é, por si só, «determinante para o desenvolvimento económico e social de uma área desertificada do concelho». E esgrime a seu favor o facto de uma auditoria da Inspecção-Geral da Administração do Território (IGAT) considerar «arrojado e inovador» o projecto com o FC Porto, SAD, não tendo detectado ilegalidades na criação das fundações e nos compromissos financeiros assumidos.
A IGF rejeitou a esmagadora maioria das justificações de Menezes.
O PS, por seu lado, condena o autarca. Depois de denunciar, por diversas vezes, aquilo que considera «uma má gestão de dinheiros públicos», o vereador Barbosa Ribeiro – sócio do FC Porto, por sinal – espera agora que o Ministério Público venha sustentar a responsabilidade penal pelo sucedido.
Refira-se, a propósito, que Sporting e Benfica tiveram ou terão, no caso dos «encarnados», de libertar vários milhões de euros dos seus cofres para construir os seus centros de estágio. Mas nem todos têm um Menezes por perto. "

Só o que não se conseguiu abafar (I)

"O principal adversário de Luís Filipe Menezes na corrida à Câmara de Gala, o socialista BÁRBOSÁ RIBEIRO, DIZ QUE Á RENDÁ QUE Á ÁUTÁRQUIÁ COBRA por mês ao FC Porto pelo centro de estágio de Olival é um escândalo: 500 euros. “Pelo dobro do dinheiro, até eu tomava conta daquilo para minha segunda habitação”, ironiza Barbosa Ribeiro, o cabeça-de-lista do PS à Câmara de Gala, atirou-se forte e feio a Luís Filipe Menezes, por causa da renda que a autarquia cobra mensalmente ao FC Porto pelo Centro de Estágio dos “dragões”, no Olival: a módica quantia de 500 euros (100 contos).
Irónico, o vereador e candidato à autarquia liderada há oito anos por Menezes diz que até tem uma solução para duplicar aquela verba para os cofres do município. “Pelo dobro do dinheiro, até eu tomava conta daquilo para minha segunda habitação”, disse Barbosa Ribeiro esta semana ao “T&Q”.
O candidato socialista, ferrenho adepto do FC Porto e amigo de Pinto da Costa, diz que o presidente do seu clube foi o primeiro a saber da sua opinião sobre a renda do centro de estágio. “Não há a menor dúvida de que Pinto da Costa é o melhor dirigente que o clube podia ter.(Passando a mão no pêlo não vá o PC dar-lhe nas orelhas) O aluguer do Centro de Estágio é muito bom para o FC Porto. Os gaienses é que não podem dizer o mesmo”, afirma. E diz mais: “Se há papalvos no poder local, isso não é responsabilidade do FC Porto”.(È caso para perguntar se o negócio fosse com ele a Presidente da Câmara tb seria papalvo ou não?)

Subsídios milionários

O complexo desportivo de Olival, inaugurado em 2002, custou cerca de 16 milhões de euros (3,3 milhões de contos), verba suportada pela Câmara gaiense, que cedeu os direitos de superfície à SAD do FC Porto por um período de 50 anos. “Todos os anos é atribuído ao Centro de Estágio um subsídio milionário. O ano passado foi de 3,5 milhões de euros. Este ano, a verba foi de 1,8 milhões de euros. E até já pagaram este dinheiro em Janeiro, quando a proposta só chegou à Câmara para votação há coisa de dois meses”, afirma Barbosa Ribeiro. O adversário de Menezes sustenta que não sabe se as verbas são bem ou mal utilizadas no centro de treinos. “Não temos acesso às contas. A Câmara e a Fundação PortoGaia, que gere este complexo, não nos fornecem quaisquer documentos sobre isso”, afirma. Barbosa Ribeiro diz que não está contra o apoio camarário ao FC Porto. “Lamento é que as dezenas de colectividades de Caia, entre elas o FC de Gala e o Vilanovense, sejam esquecidas e vivam momentos terríveis”.
O candidato socialista diz que o mais lamentável é que o Centro de Estágio não pode sequer ser visitado pelos habitantes do concelho: “Eu sou autarca e se quiser ir lá fazer uma visita de fiscalização a segurança não me deixa entrar. E de bradar aos céus”. Contactado pelo “T&Q”, o assessor de Menezes, Pedro Fonseca, disse que o autarca pediu recentemente à Procuradoria-Geral da República que emitisse um parecer sobre o Centro de Estágio. “De seis em seis meses são levantadas dúvidas. E, como há dois relatórios contraditórios, da Inspecção Geral de Finanças e da IGAT, o melhor é resolver-se isto de uma vez por todas”, afirmou o assessor de Menezes. "

in Tal e Qual

quinta-feira, setembro 15, 2005

Ao vivo e a cores: Benfica - Lille

Antes de ser contaminado com as análises dos média, normalmente tendenciosas e com uma agenda própria, nem sempre condizente com a verdade, aqui vai a minha apreciação feita in loco.

Notas de 0 a 10

Moreira: sem grande trabalho, regular, 5.

Nelson: gostei da exibição, rápido, trata bem a bola, 8.

Luisão: ao seu nível, 7.

R rocha: ao seu nível, 4.

Leo: móbil, bom toque de bola, mas parece demasiado frágil, 6.

M Fernandes: momentos bons e momentos maus, está fora de forma, mas a melhorar, 6.

Petit: muito abaixo do que rendia, parece cansado?, 4.

Geovanne: ........, não esteve lá, 2.

Simão: não sabe jogar mal, mas não esteve no dia dele, 6.

Nuno Gomes: fora de forma, ainda luta, mas parece que fisicamente não está grande coisa, 4.

Micoli: Desde os tempos de poborsky que não vejo um jogador no SLB que me entusiasme tanto, espetacular, 1o.

Anderson: entra bem no jogo, parece certinho e com cabeça, 5.

Karagounis: tem bons pés, nota-se, falta ritmo e entrusamento, 5.

Mantorras: não sei se sabe bem o que anda a fazer naquela tática (3 avançados), esteve no golo, 6.

Apreciação geral da equipe: não gostei da forma com se joga, mas melhou face a outros jogos. Ontem, o benfica foi "o Micoli e mais 10", assim também não pode ser.

sábado, setembro 10, 2005

Paulo Costa = antibenfiquista primário!

O árbitro Paulo Costa acabou de fazer mais uma das suas arbitragens vergonhosas onde prejudica deliberadamente o benfica.

Este árbitro do Porto que ainda me lembro recebeu das mãos da filha de Pinto da Costa (que também já tem diploma arbitral) o troféu de melhor árbitro da A.F. do Porto. O que quer que este galardão signifique no futebol do apito dourado, ou na hierarquia da noite de alterne galaico-duriense. Esteve como sempre a prejudicar o Benfica, que é o que faz com mais afinco, logo a seguir a benefeciar o fcp.

Mais do que lances em concreto mal decididos, deliberadamente, em desfavor do benfica, o que mais me salta à vista no caso de Paulo Costa é o ódio que este senhor revela na expressão em relação ao Benfica. A cara dele transmite ódio antibenfiquista, primário e obssessivo, nota-se nos seus gestos. No sorriso cínico e cabrão que exibe quando mostra um amarelo injusto, ou quando, deliberadamente, troca uma falta.

Todos sabemos que os árbitros do apito dourado e do sistema são "portistas" por opção ou por profissão. Paulo Costa é portista e antibenfiquista do coração, é inato.

É incrível como o corpo dele ginga de gozo quando rouba o benfica, quando levanta o braço com um cartão ou aponta para uma falta mal marcada, deliberadamente, repito.

O pior de tudo isto é ter sabido que os dirigentes do meu clube aceitaram que este abutre apitasse um jogo particular do benfica. Em jogos oficiais ainda me calo. Agora no jogo de pré época em Guimarães? A propósito de quê?! Se sentissem o benfica como eu sinto nunca o teriam permitido.

Aliás, na minha opinião o Benfica NUNCA, repito, NUNCA mais aceitaria participar em qualquer jogo arbitrado por este senhor!

Basta!

Se querem vender kits o melhor era mostrar aos sócios que o clube a que vão aderir não pactua com esta podridão!

ps: o irmão do Paulo Costa, o igualmente antibenfiquista Rui Costa, merece tratamento igual.

sexta-feira, setembro 09, 2005

Mais nomeações bizarras

De um Benfiquista atento escrito no Fórum dos Adeptos do Benfica


"3ª jornada Liga de Honra
Marco - VarzimÁrbitro Artur Soares Dias arguido. Ex-presidente do Marco e ainda bastante ligado ao clube Avelino Ferreira Torres, arguido.
Sp.Covilhã - OlhanenseÁrbitro Cosme Machado, arguido. Observador Pinto Correia, arguido.Como se sabe, com alguma surpresa o Sp.Covilhã está a liderar a Liga de Honra. Como se sabe, clubes para subir, prioridade sempre aos do norte zona do Porto. Vamos ver o que vai dar este jogo."

sexta-feira, setembro 02, 2005

171 arguidos no apito dourado!

Questão:

"Após se verificar o nome de Artur Soares Dias entre os árbitros arguidos, pergunto, se Soares Dias, pai, ainda se sente de consciência tranquila e se se vai manter a fazer análises de arbitragem no jornal O JOGO?"
JM Reis, in Fórum dos Adeptos do Benfica, 1 de Setembro de 2005

E já agora: terá o arguido Artur Soares Dias exibido as suas fidelidades quando expulsou 3 - T R Ê S - 3 jogadores da Naval desfalcando esta recém promovida equipa para o confronto com o fcp?

Que nojo!