segunda-feira, fevereiro 27, 2006

Remember olegário...

2 penalties por marcar a favor do Benfica, um por mão de Pepe na primeira parte, outro por derrube de Lucho sobre Petit já na segunda parte.
Um punhado de ataques perigosos do Benfica cortados por foras de jogo mal assinalados.
Uma expulsão perdoada a quaresma, com um vermelho directo transformado em amarelo.

Mas... desta vez...
Desta vez o frango de Baia foi mesmo golo...faltou o Olegário...

quinta-feira, fevereiro 16, 2006

Nem uma palavra a mais ou a menos...

Este post no BASTA esté perfeito. Apenas sublinho, para reforçar a ideia, o ultimo parágrafo.

"A crónica do JN (edição norte) ao Marítimo - Guimarães falava que “para pasmo geral o árbitro validou o lance” em que o Guimarães marcou o único golo do desafio. O lance descreve-se de forma simples: o maritimista estava a fazer cobertura à bola, o defesa Moreno encostou e apoiou o braço nas costas do adversário, este caiu deixando a bola nos pés de Moreno, a jogada decorreu com um cruzamento rápido e o Guimarães marcou e venceu o jogo. Mais. Aos 89 mn não assinalou uma falta para 2º cartão amarelo a Cléber do Guimarães e em vez disso acabou por expulsar – por protestos – o defesa mais experiente do Marítimo.

Este tipo de lances não é inédito no futebol português e depende da equipa a beneficiar ou a prejudicar para vermos o árbitro decidir de forma diferente. Por exemplo, no ultimo Leiria – Benfica foi assinalada uma falta inexistente a Simão, que no desenvolvimento originou o 1º golo do Leiria. Árbitro: António Costa. No final a culpa foi do treinador que “inventa” demasiado apesar desta vez ter colocado os jogadores nos sítios certos para os média.

No Belém 4 – Benfica 1 da época passada este mesmo Paulo Paraty validou um penalty contra o Benfica que deu o 1º golo aos da casa e quando o Benfica já perdia por 2-0 não validou um penalty contra o Belém. Teve tanta “sorte” nesta decisão que a jogada continuou e o Belém fez o 3-0 ... No final a culpa era do plantel que era fraco, do Trappatoni, etc.

Aqui há uns anos, num Benfica 0 – Boavista 3, o mesmo António Costa não viu uma falta sobre Poborsky no lado esquerdo do ataque, a jogada decorreu perante o “pasmo geral” e o Boavista aproveitando-se da escorregadela do Paulo Madeira e dos assobios ao Thomas, marcou o 1º golo. No fim do jogo a culpa era do Souness, dos ingleses, do Harkness que veio e jogou logo, etc.

No último Rio Ave 0 – FCP 0, no último minuto um vilacondense vai à linha de fundo, cruza, o Helton embrulha-se com Ricardo Costa , a bola ressalta para um avançado da casa, o árbitro entretanto apita, mas a bola já seguia para dentro da baliza. Quem anulou foi o árbitro assistente que conseguiu (?) ver que a bola tinha saído, apesar de estar a mais de 10 metros da linha de fundo (!) e da bola estar tapada pelo corpo do jogador que fez o cruzamento (!). Uma derrota evitada por uma decisão incrivelmente falseada pelo árbitro assistente.

Estes episódios estão sempre a acontecer e quando ouvimos falar do processo do Apito Dourado não sabemos como é que isso funcionava, mas os exemplos são estes e estão à vista de toda a gente. Menos dos jornalistas que dedicam amplos espaços de debate a falar de tácticas em vez de debaterem o trabalho dos árbitros com a mesma profundidade que fazem com os treinadores.

Parece que todos podem ser treinadores, quando na verdade é mais fácil ser árbitro do que treinador. Para ser árbitro basta saber as regras de arbitragem, possuir raciocínio rápido, boa forma física e boa visão. Para ser treinador não basta isto. Entre outros, é preciso saber escalar equipas em função dos adversários, ter a sorte dos seus jogadores jogarem o que o treinador espera deles e também ter a sorte ... de apanhar boas arbitragens.

O que não pode provocar o “espanto geral” é que afinal o Marítimo vai defrontar o FCP sem dois jogadores importantes e o Guimarães vai receber o Benfica na máxima força e motivado por uma vitória que não teria se a arbitragem não tivesse falseado o resultado."

segunda-feira, fevereiro 13, 2006

Investigue-se, muito estranho o fenómeno de Belém

Nesta jornada no Belenenses - fcp aconteceram alguns factos estranhos e ainda não explicados:

- O facto de Marco Aurélio, o titularíssimo Guarda Redes não ter jogado
- A ausência da convocatória de Amaral (titular indiscutivel).
- A ausência da convocatória de Pinheiro (outro jogador de relevo).
- Paulo Sérgio foi para o banco (?) e entra para o lugar de Meyong, que estava a ser um dos melhores????

Acrescente-se que os dois golos do fcp são dois frangos do jovem e inexperiente guarda redes Pedro Alves, estreia absoluta na liga. São dois cruzamentos que passam no meio da pequena área e que o estreante Pedro Alves deixa passar para o avançado do fcp apenas ter que encostar de baliza aberta. Lances pouco habituais em alta competição, pois toda a gente sabe que cruzamentos na pequena área (bem no meio da pequena área) são do guarda redes.

Enfim tudo muito estranho, muito mal contado e a merecer explicações. Caso houvesse jornalismo desportivo decente, que não há, isto seria alvo de investigação.

Depois de o fcp ter jogado contra n equipes desfalcadas das suas melhores unidades acontece agora isto...O futebol em neste País, principalmente quando envolve o fcp, é uma farsa.

quinta-feira, fevereiro 09, 2006

Árbitrosde Setubal e Porto decidem o campeonato!

Árbitros em jogos dos 3 grandes!

É incrível! 33 jogos em 66, ou seja 50% dos jogos do SLB, SCP e fcp são arbitrados por árbitros da AF Porto e AF Setúbal.

Está à vista de todos.

quarta-feira, fevereiro 01, 2006

Politicamente correcto

É politicamente correcto hoje dia, entre os Benfiquistas, na refrega do derby, dizer que a vitória do scp não sofre contestação, que foi justa e etc...

Tudo isto é muito bonito, digno até do que é ser benfiquista. No entanto a vontade de os Benfiquistas serem, como tradicionalmente são, bons desportistas não pode servir para escamotear o que realmente se passou.
Lanço então as questões:

1. Se tivesse sido o Benfica na semana que antecedeu o jogo a fazer a pressão sobre os àrbitros que o scp fez o que não se tinha dito?

2. Em particular se o Benfica na sequência dessa pressão, em particular sobre o auxiliar bertino miranda, tivesse benefeciado da arbitragem como o sporting benefeciou e venceu, qual seria hoje em dia o nível de algazarra mediática que se teria que suportar?

3. Mesmo jogando pior que o oponente (e o futebol não é patinagem artistica ou boxe onde se pode ganhar pontos pela exibição!) se o árbitro não tem cometido um erro grosseiro, que efectivamente cometeu, e tivesse assinalado o penaltie cometido por tonel sobre nuno gomes, alguém acredita que com 2-0 no bucho o resultado iria ser alterado?

4. Qual o efeito da pressão do scp durante a semana na atitude de Bertino Miranda ao assinalar aquele penaltie do Beto sobre o Liedson? Teria sido assinalado sem a tal pressão?

5. Os que dizem que esse penaltie é "limpinho" já se foram informar o que dizem as leis do futebol sobre faltas não intencionais?

Eu sei que não é politicamente correcto levantar estas questões. Que era mais bonito não falar nisto. Mas não dá.

Como disse a um sportinguista meu amigo: "A direcção do sporting e o seu técnico, devido às pressões enormes que efectuaram ex-ante sobre os árbitros do derby, não deixam margem para que se lhes reconheça a justeza do resultado, fosse qual fosse a exibição! Quem se comporta dessa forma, simplesmente não merece vencer, já está a fazer batota".